Se você acha que já teve a quantidade de filhos que sempre desejou e não pretende mais ter nenhum, deve estar querendo saber se o plano de saúde Unimed cobre vasectomia. Então, continue lendo este artigo e entenda melhor o assunto.
Uma das coisas mais importantes nos tempos atuais é o planejamento familiar. E, evitar um número grande de filhos, assim como conseguir engravidar, faz parte desse planejamento.
Muitas vezes, o único meio de se conseguir uma prevenção contraceptiva eficiente, é fazendo uma vasectomia ou uma laqueadura.
No entanto, quando se começa a cogitar um desses procedimentos, surgem muitas dúvidas a respeito.
Talvez a mais recorrente entre elas, seja “será que o plano de saúde Unimed cobre vasectomia?”.
Se você quer saber mais sobre essa cirurgia, e se o plano de saúde Unimed cobre vasectomia, acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo.
O que é a vasectomia?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que, a grosso modo, fecha os canais que ligam o saco escrotal até a saída do pênis, promovendo assim, a infertilidade masculina.
Esses canais, chamados de canais diferentes, estão localizados acima do saco escrotal, e quando sua passagem é interrompida, os espermatozoides produzidos nos testículos são impedidos de chegarem até o esperma.
Trata-se de um procedimento simples, realizado com anestesia local, e que dura no máximo uma hora. Sem a necessidade de internação, ou qualquer preparação antes da sua execução.
No entanto, antes de se submeter ao procedimento, o paciente precisa estar certo e completamente decidido, pois, trata-se de um procedimento definitivo, ou seja, ele nunca mais poderá ter filhos.
Em alguns casos, existe a possibilidade de reversão, mas para tal, é preciso realizar uma cirurgia, um tanto complexa.
O procedimento é indolor e de rápida recuperação. Ele não afeta a virilidade masculina, nem altera a libido, e muito menos impede o homem de continuar ejaculando.
Todas essas questões continuam normais, a única coisa que é alterada é o acesso dos espermatozoides ao esperma.
Com os avanços tecnológicos de equipamentos e técnicas de execução, o procedimento tem se tornado cada vez mais seguro e irreversível. Por isso, é preciso estar muito decidido, antes de realizá-lo.
Veja abaixo algumas respostas para as suas principais dúvidas, como se a vasectomia é reversível, traz consequências para o desempenho sexual, se o plano de saúde cobre vasectomia, entre outras.
Para quem a vasectomia é indicada?
O perfil mais indicado para a realização da vasectomia, de modo geral, são homens que já tenham uma família constituída com pelo menos dois filhos e não pretendam ter mais.
A vasectomia é indicada para homens férteis, acima de 30 anos, que já possuem família constituída, com dois ou mais filhos, e que buscam o procedimento a fim de ter um melhor planejamento familiar, sempre de acordo com suas companheiras.
Mas, é importante se consultar com um urologista Unimed para sanar suas dúvidas sobre indicação.
O plano de saúde Unimed cobre vasectomia?
Há mais de 10 anos foi instaurada uma determinação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que obriga todos os planos a cobrirem tanto a vasectomia como a laqueadura e os implantes de dispositivo intrauterino (DIU), a fim de promover um melhor planejamento familiar, ou seja, sim, o plano de saúde Unimed cobre vasectomia.
O planejamento familiar é muito importante na garantia de uma melhor qualidade de vida para todos. Portanto, se você está pensando em realizar uma vasectomia, parabéns pela iniciativa.
No entanto, é preciso que você esteja ciente que a realização deste procedimento conta com uma série de etapas burocráticas, incluindo a consulta com um urologista Unimed.
Que vão desde entrevista com um psicólogo Unimed até a assinatura de um termo, por parte do casal, se responsabilizando pelo conhecimento de todas as implicações que a realização desse procedimento apresenta, como o fato de ser irreversível, por exemplo.
Entre em contato com a operadora e veja todos os requisitos para a realização da vasectomia pela Unimed. Saiba que é possível fazer vasectomia pelo SUS também.
Como solicitar a realização da vasectomia através do plano de saúde?
O primeiro passo para realizar a solicitação do procedimento através do plano de saúde, é entrar em contato com a operadora do plano e informar o interesse sobre a realização da vasectomia.
Você pode se consultar com um urologista Unimed.
Após esse contato, a operadora de saúde terá um prazo de 60 dias para a realização do procedimento.
É durante este período que todo o acompanhamento multidisciplinar com aconselhamentos médicos e avaliações psicológicas, será feito.
Vale mencionar que, caso o solicitante esteja sob o efeito de alguma droga, seja ela farmacológica ou entorpecente, a realização da vasectomia será vedada pelo plano de saúde.
Uma vez que este será considerado incapaz de decidir com clareza sobre a realização de um procedimento de esterilização.
Caso o homem em questão seja mentalmente incapaz de responder por si mesmo, é preciso que uma responsável legal solicite uma autorização judicial para a realização do procedimento de esterilização, esta regra vale tanto para a execução da vasectomia como da laqueadura.
Mitos sobre a vasectomia
Assim como muitos procedimentos relacionados a saúde, a vasectomia é repleta de mitos que são propagados por gerações.
Por isso, achamos conveniente separar os mais comentados, como as afirmações que a vasectomia é reversível, por exemplo. Assim você poderá se informar melhor sobre o assunto e não se preocupará mais com certas questões que rodam esse procedimento:
- A cirurgia da vasectomia é muito simples e não existem riscos de ela interferir na sua virilidade ou libido;
- Ela não é reversível espontaneamente, apenas através de cirurgia e, mesmo nesses casos as chances de reversão não são de 100%;
- O pós-cirúrgico não é doloroso, ao contrário do que a maioria pensa, no geral, o período pós-operatório conta com um pequeno desconforto, mas este não chega a ser considerado como dor;
- A vasectomia não é a mesma coisa que uma castração masculina, neste procedimento é realizado apenas dois pequenos cortes no saco escrotal, nada é mexido no pênis;
- O órgão genital masculino não sofre alterações físicas como redução de tamanho ou capacidade de fluxo sanguíneo com a vasectomia;
- O período de recuperação é bem rápido, durando em média apenas 15 dias, onde pode haver um pequeno desconforto e inchaço, que podem ser facilmente contornados com medicamentos.
Mas antes de realizar o procedimento, pense bem, tenha certeza de que esse será o caminho certo a seguir.
Fique atento, caso haja negação do seu plano de saúde, você poderá reivindicar seu direito ao acesso a um planejamento familiar na justiça.
Pois, todas as operadoras de saúde, incluindo o plano de saúde Unimed cobre vasectomia, lembre-se de que eles são obrigados por lei a lhe atender nessas questões.
Fale com seu urologista Unimed!
Se a operadora se negar a cobrir vasectomia, o que devo fazer?
Dificilmente a operadora vai negar o procedimento, mas, caso ocorra, você pode recorrer junto a ANS. Não importa de qual cidade você é atendido, seja na Unimed Belém, Unimed Florianópolis, Unimed Sergipe, Unimed Campina Grande, Unimed Cuiabá ou outras, as regras são as mesmas.
Após entrar em contato com o órgão, basta aguardar o retorno e, assim, seguir com o que lhe foi passado.
A Unimed cobre reversão da vasectomia?
É importante saber que a reversão da vasectomia pode ser negada. Conforme o site da ANS, os procedimentos, tanto repermeabilização tubária quanto recanalização tubária que estão no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde não incluem a reversão da laqueadura tubária.
Além disso, o vaso-vaso anastomose também não contempla a reversão da vasectomia. Portanto, é importante entrar em contato com a Unimed e verificar sobre a possibilidade de o procedimento ser ou não coberto em seu convênio.
Então, agora você já sabe que o plano de saúde cobre vasectomia, inclusive, que a Unimed cobre vasectomia. Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a operadora!
Add a Comment